Foi estimado que um sétimo dos norte-americanos têm uma deficiência que interfere na vida diária. Nos últimos anos, a sociedade tem reconhecido, mais que nunca, as necessidades especiais de cidadãos desafiados por deficiências físicas e (ou) mentais. Os efeitos desse crescente reconhecimento são visíveis: rampas de acesso especiais ao lado de lance de escadas, programação de TV legendada para surdos, livros e revistas com letras grandes para cegos, entre outras. Dependendo da natureza da deficiência de um testando e de outros fatores contextuais associados à deficiência, pode ser necessário um procedimento de mensuração com adaptações, a fim de que a avaliação psicológica seja possível.
COHEN, R. J.; SWERDLIK, M. E.; STURMAN, E. D. Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medida. Porto Alegre: Artmed, 2014, com adaptações.
No que se refere aos estilos de avaliação psicológica e às acomodações diárias referentes às pessoas com deficiência, necessárias à testagem psicológica, julgue os itens a seguir.
As avaliações psicométricas possuem foco ideográfico, suas interpretações são focadas na combinação de dados individuais com contextuais e buscam a semelhança entre pessoas e não semelhanças entre variáveis. As acomodações necessárias aqui são referentes ao significado atribuído à pontuação do teste que, dependendo da deficiência, pode ser mudada.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...