Geografia - Migrações - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Nas últimas décadas, as migrações internas no Brasil vêm passando por expressivas alterações em sua dinâmica: nos volumes, nas direções e nas distâncias.
As alternativas a seguir apresentam alguns aspectos dessas migrações, à exceção de uma. Assinale-a.Os fluxos migratórios de longas distâncias apresentam uma tendência de redução nos seus volumes, muito embora a direção dos maiores fluxos interregionais seja mantida ainda no eixo Nordeste-Sudeste.
O direcionamento de fluxos migratórios em direção às cidades médias reflete ações de governos ao proporcionar incentivos públicos, tais como renúncia fiscal e investimentos em infraestrutura industrial e de serviços.
Os grandes movimentos rurais para os centros urbanos de maior porte arrefeceram e o próprio patamar em que se encontra o processo de urbanização vem contribuindo para a predominância do movimento urbano-urbano.
A partir dos anos 80, ocorreu o aumento das migrações de longa distância, a importância da migração de retorno, o aumento dos fluxos de migrantes para as fronteiras agrícolas e a diminuição no ímpeto das migrações intra-regionais.
A migração de retorno Sudeste-Nordeste está relacionada à redução e terceirização do emprego na indústria no Sudeste, aos novos focos de crescimento econômico no Nordeste e aos programas de transferência de renda do governo federal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...