Leia a citação abaixo:
Considerando-se a relação entre migrações e difusão cultural no espaço, abordada por Haesbaert, pode-se afirmar que, entre os atores que caracterizam o atual espaço amazônico, estão os
- A. grandes fazendeiros, oriundos do Centro-Sul, a exemplo dos gaúchos, que muitas vezes reproduzem seus valores, hábitos e costumes de origem, procurando adequá-los a espaços culturalmente diferentes da região de onde emigraram, como ocorre no Sul e no Sudeste do Pará.
- B. garimpeiros, trabalhadores braçais, a maioria oriunda do semi-árido nordestino; por isso, sentem grande dificuldade de adaptar-se aos hábitos regionais que são completamente diferentes dos de sua região de origem, daí a não inserção desses trabalhadores no contexto econômico local.
- C. povos indígenas, cuja presença é hoje bastante reduzida no contexto regional, apesar de ser o grupo humano que mais resiste ao processo de aculturação, mesmo tendo suas terras constantemente invadidas por garimpeiros e posseiros, estes, dependendo da origem, levam novos traços culturais que dificilmente são absorvidos pelos índios.
- D. posseiros, geralmente oriundos de comunidades quilombolas, que, em sua grande maioria, ainda não tiveram suas terras reconhecidas e legalizadas pelo Governo Federal, eles conseguem reproduzir e difundir facilmente a forma de vida baseada no cooperativismo, característica típica das comunidades afrodescendentes.