No processo de (re)organização do espaço geográfico mundial, o modelo de apropriação capitalista, com elevados índices de consumo e de desperdício de recursos, tem ocasionado sérios impactos ambientais em diferentes ecossistemas terrestres. Sobre o assunto, é correto afirmar que
- A. a ação de populações tradicionais, que vivem nas florestas tropicais úmidas, profundas conhecedoras de práticas de manejo coletivo dos recursos naturais, de técnicas de rotação de culturas e do ciclo de reprodução de plantas e animais nativos, tem sido o principal fator inibidor da devastação, provocando significativo aumento da área de ocorrência desse ecossistema, em especial a Mata Atlântica no Brasil.
- B. a destruição acelerada da biodiversidade do ecossistema, que hoje ocorre na área de cerrados no Brasil, está ligada principalmente à prática da monocultura, notadamente a de grãos, em que se utilizam métodos de manejo modernos desenvolvidos com o objetivo primordial de garantir uma maior e mais acelerada produtividade.
- C. as grandes áreas de recifes de corais, consideradas os ecossistemas mais ricos em espécies dos oceanos, que se concentram sobretudo na Oceania, encontram-se bastante preservadas graças à sua localização em área de difícil acesso, estando essas áreas em melhores condições de conservação que as florestas tropicais úmidas.
- D. foram definidos em várias regiões do planeta diversos tipos de parques e reservas biológicas para tentar contrabalançar a velocidade com que a perda da biodiversidade ocorre em vários ecossistemas, ação que impediu em grande parte a devastação da floresta californiana nos Estados Unidos e da Floresta Negra na Europa, espaços hoje bastante preservados.