O planejamento e o manejo ambientais podem ser definidos como o iniciar e a execução de atividades para dirigir e controlar a coleta, a transformação, a distribuição e a disposição dos recursos sob uma maneira capaz de sustentar as atividades humanas com um mínimo de distúrbios nos processos físicos, ecológicos e sociais (BALDWIN, 1985).
(Antonio Christofoletti. Modelagem de sistemas ambientais. São Paulo: Edgar Blücher, 1999. p. 162-165)
A respeito do planejamento ambiental, é correto afirmar que
não há envolvimento deste com os programas de utilização dos sistemas ambientais, como elemento condicionante de planos nas escalas espaciais do local, regional e nacional.
ocorre em função de focalizar os ecossistemas e os geossistemas e os seus objetivos não devem considerar perspectivas ecológicas ou geográficas, uma vez que estas não são fundamentais para o planejamento.
para sua implantação e as decorrentes atividades de gestão ambiental não é necessário o envolvimento de informações provindas de muitas disciplinas, pois não é fundamental uma análise integrada de fatores.
o diagnóstico e a avaliação das características e funcionamento dos elementos componentes dos geossistemas não devem ser considerados fatores importantes para os programas de desenvolvimento.
as técnicas manuais ou de geoprocessamento (cartas sínteses) são instrumentos viáveis para a elaboração inicial do planejamento, pois elas contribuem para o discernimento das unidades geoambientais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...