As frentes provocam mudanças dos ventos dominantes e, por conseguinte, mudanças de direção da formação de ondas e correntes oceânicas. Sobre as frentes, afirma-se que
a aproximação de uma frente fria é percebida pela sensação de baixa temperatura e pelo aumento de umidade e pela aparição no céu de nuvens baixas e densas.
a aproximação de uma frente fria é percebida pela sensação de redução da temperatura e céu aberto, sem nuvens, onde a pressão diminui e a temperatura fica mais baixa.
a temperatura cai bruscamente antes da chegada da frente quente porque as nuvens aumentam localmente o efeito de estufa na atmosfera, refletindo a radiação de volta à superfície.
uma frente fria é uma zona de transição, onde uma massa de ar quente tropical, movendo-se para o equador, é substituída por uma massa de ar frio polar movendo-se em direção aos polos.
uma frente oclusa é uma zona de transição, onde uma frente quente, movendo-se mais depressa, ultrapassa (e obstrui) uma frente fria, fazendo elevar-se todo o ar quente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...