Geografia - Território - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
As formas e as dimensões dos estados brasileiros refletem diferentes temporalidades no processo de ocupação do território brasileiro e as diferenciações regionais produzidas durante esse processo. Como um dos últimos episódios desse processo, pode-se destacar
o movimento que luta pela formação do estado do Triângulo, tendo como núcleo as cidades de Uberlândia e Uberaba, com a justificativa de que a economia da região apresenta características do Centro-Oeste.
a revisão dos limites entre os estados de Santa Catarina e Paraná, em 2000, cujo litígio vem desde o século XIX, por ocasião da ocorrência da Guerra do Contestado, envolvendo pecuaristas da região que lutavam pela criação do estado do Iguaçu.
a proposta de união dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, feita pelo IBGE em 1991, a partir dos estudos do geógrafo André Martim sobre as desigualdades na divisão dos estados brasileiros.
a divisão do estado de Goiás, com a criação do estado do Tocantins em sua parte norte, no bojo da Constituição de 1988, além da inclusão desse novo estado na região Norte, pelos critérios de classificação do IBGE.
o fim dos territórios do Amapá e Roraima, em 1990, com a transformação desses em estados da federação brasileira, como estratégia de consolidação da fronteira norte e estabelecimento da soberania nacional sobre as áreas indígenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...