Para a implementação de um projeto de Sistema de Informação Geográfica (SIG), é indispensável que as relações topológicas entre os dados espaciais sejam satisfeitas. Através de relações topológicas, os dados espaciais podem ser analisados e manipulados. Entre as relações topológicas possíveis está o(a)
- A. igualdade, ou seja, as relações matemáticas entre os elementos que não possuem limites comuns. Um mapa pedológico pode apresentar diversas manchas de solo de diferentes tipos que não sejam separadas por cadeias.
- B. interseção, que representa o cruzamento de um elemento linear com um dos contornos de determinado polígono. Essa relação topológica pode ser observada quando se estudam os limites municipais e a rede hídrica de uma determinada região.
- C. disjunção, que é um caso particular de interseção no qual os elementos lineares cruzam pelo menos dois lados de um polígono, como pode acontecer com a rede viária e os limites municipais.
- D. cruzamento, que é a singularidade dos elementos de possuir as mesmas relações geométricas, por exemplo: quando dois mapas são superpostos, determinados polígonos em ambos os mapas podem possuir a mesma geometria, mas com significados espaciais diferentes.
- E. adjacência, ou seja, as relações existentes entre os elementos contidos em outros elementos. Certos mapas geológicos apresentam ilhas de determinadas litologias, por exemplo, coberturas quaternárias repousadas sobre litologias diferentes.