A teoria da deriva continental foi proposta pela primeira vez por Alfred Wegener em 1912. Segundo essa teoria, é ela que controla os processos de magmatismo, metamorfismo e sedimentação que ocorrem na Terra. Com relação a essa teoria, assinale a opção correta.
Há aproximadamente 200 milhões de anos, todas as massas continentais atuais estavam reunidas num único supercontinente denominado Gondwana.
Uma das evidências utilizadas por Wegener para propor a teoria da deriva continental foi a do espalhamento oceânico: rochas próximas da dorsal meso-atlântica eram mais jovens e rochas mais afastadas da dorsal eram mais antigas.
A principal indagação que o Wegener não conseguiu responder foi que tipo de força seria capaz de movimentar massas continentais tão grandes.
Logo após a morte de Wegener, em 1930, a teoria foi abandonada por cerca de 20 anos, mas foi retomada com a descoberta de sedimentos glaciais em alguns locais atualmente cobertos por desertos.
As placas tectônicas são constituídas pelas crostas oceânicas e continentais e pelas partes superior e inferior do manto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...