Em regiões onde ocorrem rochas carbonáticas, tais como os mármores dolomíticos da Formação Capiru (Grupo Açungui), formam-se importantes reservatórios de águas subterrâneas que são extraídas para abastecimento público, agrícola, industrial e, também, explotadas como bem mineral e comercializadas na forma de água mineral. Com relação aos aquíferos formados em rochas carbonáticas, é correto afirmar:
- A. A vulnerabilidade à contaminação em áreas de ocorrência de rochas carbonáticas depende da espessura da cobertura de material inconsolidado em que, principalmente em áreas agrícolas, os contaminantes químicos podem ficar armazenados e serem liberados lentamente para o aquífero.
- B. A origem da água subterrânea armazenada em aquíferos cársticos está condicionada à infiltração de águas de rios e de chuva através de sumidouros e dolinas.
- C. Em aquíferos cársticos, considera-se como água subterrânea a água contida nos poros da rocha abaixo da superfície.
- D. O fluxo da água subterrânea em aquíferos cársticos pode passar de regime laminar a turbulento, causando a surgência da água na superfície através de nascentes naturais.
- E. A heterogeneidade e anisotropia dos aquíferos cársticos dependem das propriedades hidráulicas do substrato rochoso, sendo mais desenvolvidas ao longo das descontinuidades do meio rochoso.