As bacias intracratônicas brasileiras ocupam uma vasta área do território. Ao longo de suas evoluções geológicas essas bacias apresentam ciclos tectonossedimentares em grande parte correlacionáveis. Com respeito a esse aspecto, julgue os itens a seguir.
I A partir do final do período Permiano, todas essas bacias experimentaram condições crescentes de aridez, devido à restrição da entrada de águas oceânicas por sobre o Gondwana.
II Não há registro dos eventos marinhos transgressivos devonianos nessas bacias, pelo fato de estarem submetidas a um generalizado processo de soerguimento.
III Os eventos glaciais permocarboníferos estão registrados em todas as bacias intracratônicas, em função do posicionamento do Gondwana em condições de altas latitudes, nesse intervalo de tempo.
IV As evidências de magmatismo no registro geológico estão restritas à Bacia do Paraná.
V Embora contem com histórias de subsidência inicial distintas, todas as bacias intracratônicas passaram por uma fase de sinéclise, onde estão registrados depósitos gerados a partir de uma grande diversidade de sistemas deposicionais.
Estão certos apenas os itens
I e V.
II e III.
IV e V.
I, II e V.
I, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...