Com relação aos sistemas petrolíferos e tipos de óleo encontrados na costa oeste africana e na costa leste brasileira, afirma-se que
- A. considerando aspectos da tectônica de placas, os sistemas petrolíferos das duas margens não podem ser correlacionados.
- B. são observados, na margem leste brasileira, óleos gerados majoritariamente em ambiente turbidítico, enquanto na margem oeste africana o tipo mais comum foi gerado em calcarenitos marinhos.
- C. há uma similaridade entre as bacias marginais da costa leste brasileira e as da costa oeste africana, no que diz respeito às sequências deposicionais, incluindo fácies das rochas fonte e, consequentemente, tipo de óleo.
- D. as sequências deposicionais observadas na costa africana, incluindo fácies de rochas e tipos de óleos, são distintas daquelas observadas na costa brasileira.
- E. os escassos estudos na costa oeste da África não permitem a sua correlação com a costa leste brasileira no que diz respeito a sistemas petrolíferos e a tipos de hidrocarbonetos.