Os esquemas abaixo representam padrões de empilhamento de fácies durante o preenchimento de uma bacia sedimentar em três situações distintas quanto ao balanço entre o aporte sedimentar e a variação do nível relativo de mar (ou acomodação) no decorrer do tempo geológico.
Em relação a esses três esquemas, constata-se que
- A. O padrão de empilhamento do conjunto de parassequências em (I) representa um preenchimento progradacional e aponta para o aporte sedimentar, suplantando a geração de espaço de acomodação no intervalo de tempo representado.
- B. O padrão de empilhamento representado em (II) registra um arranjo progradacional do conjunto de parassequências e é indicativo de aporte sedimentar excedendo a criação de espaço deposicional.
- C. O padrão de empilhamento do conjunto de parassequências em (III) representa um preenchimento progradacional e aponta a criação de espaço deposicional excedendo o aporte sedimentar no intervalo de tempo representado.
- D. O padrão de empilhamento ilustrado em (III) registra um preenchimento retrogradacional, indicando que a taxa de criação de espaço de acomodação foi excedida pelo aporte sedimentar no intervalo de tempo representado.
- E. A taxa de criação de espaço deposicional excede o aporte sedimentar nas três situações representadas em (I), (II) e (III).