Carla resolveu sair com os amigos do trabalho. Contudo, quando chegou ao local escolhido pelos colegas, começou a se sentir angustiada, trêmula e ansiosa e decidiu voltar para casa. O lugar era o mesmo que frequentava com o antigo namorado. A partir da situação mencionada acima e das contribuições da teoria comportamental, assinale a opção correta.
O comportamento de Carla de deixar os amigos é um procedimento de esquiva, haja vista que sua resposta suspende um estímulo aversivo.
A decisão de Carla de voltar para casa é um procedimento de fuga, haja vista que a circunstância potencialmente aversiva ainda não ocorreu, ou seja, a presença do ex-namorado.
No caso de Carla, é possível observar as duas principais variantes do comportamento de esquiva: o cancelamento e o adiamento.
O local é, para Carla, aversivo, haja vista que as reações e respostas ocorreram mesmo sem a presença do ex-namorado. A decisão de deixar o ambiente é um comportamento de fuga, porque as circunstâncias ameaçadoras já se encontravam presentes.
O local funciona como um estímulo incondicionado para Carla.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...