Texto para as questões de 38 a 40
Joana e Tales são pais de Carlos, de seis anos de idade. Procuraram ajuda psiquiátrica e psicológica devido aos vários hábitos e tiques apresentados pela criança. Desde os cinco anos de idade, Carlos vinha apresentando dificuldades em respeitar regras e limites. Além disso, lambia a palma das mãos, pigarreava e cuspia com frequência. No início, pais e professores acreditavam que os tiques e a desobediência eram característicos da personalidade de Carlos, não interferindo de maneira significativa no desenvolvimento das atividades nem na relação com os colegas. Com o passar do tempo, Carlos parecia ignorar o espaço pessoal das outras crianças, mostrando-se mais explosivo e excessivamente ativo. Apresentava, ainda, dificuldades na coordenação motora fina e no controle dos impulsos, o que passou a interferir em seu campo social e afetivo.A respeito da conduta médica e dos registros feitos pelo psicólogo no caso clínico relatado, assinale a opção correta.
O psicodiagnóstico clínico de Carlos deverá ser feito por profissional especializado, utilizando dados técnicos e teóricos, assim como bateria de testes específica na confecção do laudo.
O parecer psicológico emitido pelo psicólogo é um documento que poderá auxiliar pais, professores e psiquiatras no acompanhamento e tratamento dessa criança.
É imprescindível que a criança esteja presente nas primeiras entrevistas e na anamnese, a fim de que possa ser avaliada, diagnosticada, e seja proposta a intervenção necessária.
A escuta clínica e atenta aos pais de Carlos pode oferecer elementos importantes acerca da psicopatologia da criança. Além disso, a escola pode ser uma aliada essencial nas estratégias e propostas de tratamento dessa criança.
É vedada a intervenção de qualquer outro profissional não psicólogo ou psiquiatra no tratamento de Carlos, haja vista a especificidade do caso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...