Questão número 583474

A estrutura geológica do Brasil Central é, em grande parte, herdada da orogênese brasiliana, que estabeleceu uma rede de faixas de dobramentos separadas por crátons. As faixas correspondem a bacias sedimentares mesoproterozoicas e neoproterozoicas que experimentaram processos tectônicos de inversão, enquanto os crátons são áreas estáveis, não afetadas pelos processos orogenéticos brasilianos.

Quanto às características geológicas da Faixa Brasília, assinale a alternativa correta.

  • A. A unidade estrutural do Cráton do São Francisco é constituída pelo Grupo Bambuí e Grupo Vazante, com sedimentos argilocarbonáticos suavemente dobrados a sub-horizontais e extensas coberturas proterozoicas.
  • B. A unidade interna da Faixa Brasília inclui unidades alóctones do Grupo Araxá e Grupo Serra da Mesa, assim como porções do embasamento fortemente envolvido na tectônica brasiliana (Maciço de Goiás, com remanescentes de greenstone belts).
  • C. A Faixa Brasília compreende um cinturão de dobramentos de idade neoproterozoica, o qual ocorre na borda oriental do Cráton do São Francisco, cobrindo partes dos estados de Tocantins, Goiás e Minas Gerais.
  • D. A unidade interna da Faixa Brasília é composta por unidades metassedimentares do mesoproterozoico (Grupos Araí e Natividade, Grupos Paranoá e Canastra), assim como por porções do embasamento arqueanopaleoproterozoico, que mostram rejuvenescimento em virtude da tectônica brasiliana.
  • E. O Grupo Canastra é considerado um equivalente lateral do Grupo Paranoá, menos metamórfico e com ocorrência no centro-sul da Faixa Brasília.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...