São numerosas as fontes de contaminação do solo na atualidade, tais como atividades industriais, o uso de fertilizantes e pesticidas, a deposição atmosférica e a disposição de resíduos no meio ambiente, sem tratamento prévio. A demanda crescente de ações de remediação do solo tem resultado no desenvolvimento de tecnologias para controle e para redução da poluição do solo. Considerando as principais técnicas para remediação do solo, assinale a alternativa correta.
- A. Na biorremediação eletrocinética, pode-se adicionar fluidos solubilizadores para auxiliar na mobilização de contaminantes; entretanto, essa adição pode requerer tratamentos primários, gerando maiores custos ou até o potencial de contaminação.
- B. Em solos naturais com alta capacidade tampão, o pH frequentemente permanece neutro ou ácido, o qual pode inibir a solubilização e também o transporte de metais.
- C. A técnica eletrocinética é uma tecnologia de remediação inovadora e particularmente indicada para aplicação em solos de baixa permeabilidade.
- D. Na biorremediação cinética, os compostos orgânicos são transportados por convecção eletro-osmótica, quando não estão totalmente sorvidos na matriz do solo, e deionizados durante o processo eletrocinético.
- E. O tratamento de remediação de solo in situ não tem sido mais utilizado em razão de seu alto custo e também da eliminação do risco operacional para a saúde humana durante os processos convencionais de escavação e retirada de resíduos.