Para a determinação ótica dos minerais, utilizam-se das figuras de interferência. Os minerais uniaxiais apresentam três tipos principais de figuras de interferência: figura de eixo ótico centrado, figura de eixo ótico não centrado e figura tipo relâmpago ou flash. Quanto à formação da figura de interferência do tipo relâmpago ou flash, assinale a alternativa correta.
- A. A figura de interferência do tipo relâmpago é produzida quando o eixo ótico do mineral não é exatamente perpendicular (oblíquo) à platina do microscópio. Ao girar a platina do microscópio, o ponto de emergência do eixo ótico descreve uma circunferência concêntrica em relação aos cruzamentos dos retículos, permanecendo as isogiras (braços da cruz) paralelas aos planos de vibração do polarizador e analisador.
- B. A figura de interferência do tipo relâmpago é produzida quando o mineral apresenta o respectivo eixo ótico perpendicular à platina do microscópio. Essa figura forma uma cruz escura nítida, que permanece imóvel ao se girar a platina. O centro dessa cruz corresponde ao ponto de emergência do eixo ótico, que coincide com o eixo cristalográfico C do mineral.
- C. A figura de interferência do tipo relâmpago é produzida quando o mineral apresenta o respectivo eixo ótico paralelo à platina do microscópio. Forma-se assim uma cruz escura, larga e de contornos não muito nítidos, sendo denominada posição de cruz.
- D. A figura de interferência do tipo relâmpago é produzida quando o mineral é cortado perpendicularmente à bissetriz do ângulo agudo formado pelos dois eixos óticos. Essa figura é constituída de uma cruz escura, porém, ao rotacionar-se a platina do microscópio, ela se desdobra em dois ramos escuros, que se movem para quadrantes opostos.
- E. A figura de interferência do tipo relâmpago é produzida quando o mineral é cortado obliquamente à bissetriz aguda formada pelos dois eixos óticos. Essa figura é constituída de uma cruz escura descentrada no cruzamento dos retículos, apresentando-se descentrada.