A alienação parental é a mais grave forma de abuso emocional. Considerando as principais características desse fenômeno, assinale a alternativa INCORRETA.
- A. Não é um problema novo, é uma maldade discreta disfarçada pelo sentimento de amor e de cuidados parentais. É um fenômeno tão comum e corriqueiro que qualquer pessoa já deve ter observado, mesmo que não trabalhe com esse tema.
- B. É uma perturbação que acontece após a separação conjugal, que consiste em um genitor programar de forma consciente ou inconsciente a criança para que rejeite ou odeie o genitor alienado sem justificativa, objetivando o afastamento entre este e o filho.
- C. Inicia de forma leve. No primeiro estágio, a entrega do filho ao genitor alienado acontece de forma tranquila, a campanha de desmoralização do genitor alienado é rara e os laços de afeto do filho com ambos os genitores são fortes e sadios.
- D. Apenas quando a alienação parental está instalada em estágio grave, a própria criança passa a contribuir para a desmoralização do genitor alienado. Nesse caso, a criança passa a odiar e sentir repulsa pelo genitor alienado e também pela sua família e amigos, privando-se do convívio necessário com o núcleo familiar e afetivo ao qual estava inserida.
- E. A acusação de abuso sexual praticado pelo genitor alienado contra a criança, quando falsa, é a mais grave forma de alienação parental, tanto pela eficácia do objetivo, como pelas consequências psicológicas na criança.