O cenário internacional contemporâneo é bem diferente daquele surgido com o fim da Segunda Guerra. O fim da URSS foi fator determinante para que ocorresse essa transformação. Assim, nos dias de hoje, é correto afirmar que:
o sistema bipolar de poder mundial, que a "guerra fria" ajudou a compor, deixa de existir a partir do momento em que a URSS desaparece de cena.
com o colapso da URSS, a Rússia viu-se na contingência de desmobilizar suas forças armadas e colocar seu arsenal nuclear sob os cuidados do Conselho de Segurança da ONU.
ao contrário do que se imaginava, a presença militar norte-americana no mundo retraiu-se com o desaparecimento da URSS, agindo quase que exclusivamente a pedido da ONU.
o fim da URSS também alterou radicalmente a situação da República Popular da China, que, liberalizando sua economia e seu regime político, isolou-se em relação ao exterior e assumiu o posto de maior potência asiática.
o esgotamento da "guerra fria" também significou, a partir do final do século XX, o fim de conflitos regionais ou locais motivados por questões étnicas, religiosas e nacionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...