"Os colonos portugueses, insatisfeitos, clamaram por negros africanos como solução para o provimento de mão-de-obra (...) porquê, então, a escolha da escravidão negra?"(FERLINI, Vera Lúcia. A civilização do açúcar). O motivo que levou o governo português a adotar a escravidão africana no Brasil foi:
o desconhecimento da cultura indígena por parte do europeu que imaginava que o índio não resistiria ao modo de produção capitalista implantado na colônia.
a rebeldia do indígena e sua índole preguiçosa, que não estava acostumado ao trabalho, gerava mais prejuízos que lucros aos colonos.
a submissão do negro que estava mais acostumado ao trabalho pesado e devido às condições climáticas da África se parecerem muito com a do Brasil.
o tráfico de escravos gerava muitos lucros ao governo português e impulsionava um dos ramos mais eficiente da economia desta nação: o comércio.
a falta de conhecimento técnico do índio para realizar tarefas específicas por serem povos muito atrasados culturalmente em relação ao negro e ao europeu.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...