Leia a letra da música "O negócio é casar" de Ataulfo Alves e Felisberto Martins (1941): "Veja só/ a minha vida como está mudada/ não sou mais aquele/ que entrava em casa alta madrugada/ faça o que eu fiz/ porque a vida é do trabalhador/ tenho um doce lar/ e sou feliz com o meu amor/ o estado novo/ veio para nos orientar/ no Brasil não falta nada/ mas precisa trabalhar/ tem café, petróleo e ouro/ ninguém pode duvidar/ e quem for pai de quatro filhos/ o presidente manda premiar/ é negócio casar." A letra corresponde ao período do Estado Novo, portanto, é incorreto afirmar:
uma das preocupações ideológicas do governo Vargas era construir um sentido para a nação brasileira, por isso, a utilização das músicas como meio de atingir a massa da população.
o resultado da censura ética do Departamento de Imprensa e Propaganda foi uma safra de sambas que descreviam trabalhadores bem integrados à ordem nacional.
a importância da música como veículo de transmissão de idéias, de larga penetração no conjunto da população, fez com que o governo Vargas controlasse sua divulgação.
o apoio dado pelo Partido Comunista Brasileiro ao golpe do Estado Novo fez com que grandes compositores da MPB passassem a apoiar Getúlio Vargas.
o Departamento de Imprensa e Propaganda incentivava o uso das letras das músicas como forma de valorização do trabalho e da negação da subversão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...