Questão número 584249

A participação popular na escola pública contribui para o aprofundamento da democracia, não apenas na educação, mas também na sociedade brasileira como um todo. É o que pensa Luiz Antônio Cunha (Educação, Estado e Democracia no Brasil. 1991:72) que também aponta duas situações extremas que devem ser evitadas. São elas:

  • a.

    transformar a participação de meio em fim, perdendo-se de vista o aperfeiçoamento do conteúdo do ensino e a intromissão de funcionários nas questões pedagógicas da escola.

  • b.

    a interferência de crianças e jovens da definição das diretrizes administrativas e pedagógicas da escola e a presença de candidatos e políticos em reuniões.

  • c.

    a manipulação político-partidária, quando uns tantos correligionários simulam a participação popular e a realização de reuniões em dias letivos.

  • d.

    a intromissão de pais e mães analfabetos nos assuntos educacionais e a presença de dirigentes das secretarias de educação nas reuniões das escolas.

  • e.

    transformar a participação de meio em fim, perdendose de vista o aperfeiçoamento do conteúdo do ensino e a manipulação político-partidária, quando uns tantos correligionários simulam a participação popular.

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