O ensino da história está presente nas escolas brasileiras desde o século XIX. Naquela época, tinha entre seus principais objetivos, estudar a formação da nação e desenvolver uma identidade nacional. Isto se dava, dentre outras formas, através da valorização dos heróis e acontecimentos considerados marcos da história do país. À medida que o tempo foi passando, outros objetivos foram preconizados pelo estudo da história. Após a década de 1930, por exemplo,
- A. a principal função da história, tanto como disciplina, quanto ciência nascente, era transmitir a história das civilizações ocidentais, das quais o Brasil se originara, tendo a Europa como centro referencial e modelo a ser seguido.
- B. o ensino da história passou a defender, entre outras coisas, a necessidade da relação dos conteúdos com o presente e a utilização do método biográfico (vida de grandes homens, heróis e condutores de homens, e nacionalidade).
- C. o principal objetivo era transmitir o conhecimento puro, pragmático e científico, baseado nas comprovações acadêmicas e ligado especificamente às áreas tecnológicas e empreendedoras do estado-nação em franca evolução.
- D. a história deveria garantir a exposição temática e crítica dos conteúdos, baseados especificamente no desenvolvimento de habilidades e competências, formando cidadãos participativos, porém conscientes de suas obrigações políticas.