"Uma das maiores preocupações da História Social tem sido interpretar a participação dos grupos subalternos nas grandes convulsões sociais, aqueles momentos de violência politicamente direcionada dos quais as sociedades mais cedo ou mais tarde dificilmente escapam". (Carvalho, 2003) Sobre convulsões sociais no Brasil, podemos afirmar que:
No conjunto das revoluções, são consideradas as mais significativas de todas, a Guerra do Contestado e a de Canudos, por terem tido como comandantes da massa envolvida, líderes curandeiros e beatos.
Atualmente essas revoluções são inconcebíveis, pois o Brasil tornou-se um Estado democrático, onde todos possuem os mesmos direitos e representações e recebem os mesmos privilégios nos diferentes espaços sociais.
Diversas insurreições ocorreram em locais e momentos distintos no país, onde pode-se verificar constantemente a presença de participantes das camadas sociais subalternas envolvidos nos movimentos.
Nas revoltas ocorridas no Brasil colonial e Republicano o povo que delas participava, servia apenas como massa de manobra da elite brasileira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...