Questão número 584571

Ao trabalhar em sala de aula o filme Carlota Joaquina – a princesa do Brasil, dirigido por Carla Camurati, o professor deve explicitar aos seus alunos que

  • A.

    o filme, por ser uma ficção, pode ser utilizado como um recurso audiovisual para ilustrar as aulas sobre a independência do Brasil, mas que as imagens, distorcem a verdade dos fatos históricos.

  • B.

    a diretora do filme, mesmo produzindo uma comédia, acabou revelando aspectos significativos da história política do Brasil, adotando inclusive uma versão desvinculada da necessidade de criar heróis.

  • C.

    a diretora do filme, ao enfatizar o papel da esposa de Dom João VI, chamando-a inclusive de princesa do Brasil, camuflou os verdadeiros fatos históricos relacionados às razões da fuga da família real.

  • D.

    o filme pode ser utilizado como uma fonte de conhecimentos históricos mais apropriada para alunos do ensino fundamental do que o livro didático, já que a diretora do filme analisa a história com mais imparcialidade do que os autores de livros.

  • E.

    o filme revela exclusivamente o ponto de vista da diretora sobre fatos da história do Brasil, sendo pouco valorizados pelos historiadores em razão da exaltação que ela faz do governo de Dom João VI, visto como um herói nacional.

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