O século XVIII testemunhou o reiterado predomínio da região congo-angolana como principal fonte de escravos africanos para o Rio de Janeiro, por meio dos portos de Luanda e Benguela. A oferta de milhões de pessoas na condição de escravizados envolveu traficantes europeus, americanos e africanos. Em relação a esse contexto, é CORRETO afirmar que
- A. todo o controle do mercado de cativos passou, nesse período, para as mãos de chefes de estado da África Central, responsáveis pela compra de povos negros vencidos em conflitos tribais e sua revenda nos portos de Portugal.
- B. o tráfico, na segunda metade do século XVIII, deu-se majoritariamente pela venda de cativas, do sexo feminino, decorrente da dificuldade de se capturar homens em idade adulta no litoral da África Ocidental.
- C. o tráfico de escravos para a América portuguesa passou a ser realizado, prioritariamente, por traficantes luso-brasileiros, após a progressiva retirada dos traficantes franceses, ingleses e holandeses do comércio negreiro.
- D. os principais mercadores de cativos para a América foram ricos proprietários de terras que investiam amplos recursos na produção de fumo e aguardente a serem trocados por negros capturados no litoral sul-oriental do continente africano.