Questão número 584692

Victor Nunes Leal define o coronelismo como “resultado da superposição de formas desenvolvidas do regime representativo a uma estrutura econômica e social inadequada. Não é, pois, mera sobrevivência do poder privado, cuja hipertrofia constitui fenômeno típico da nossa história colonial. É antes uma forma peculiar de manifestação do poder privado, ou seja, uma adaptação em virtude da qual os resíduos do nosso antigo e exorbitante poder privado tem conseguido coexistir com um regime político de extensa base representativa” (LEAL, 1978, p. 20).

A partir da conceituação de Leal, pode-se afirmar que

  • A. o coronelismo pode ser resumido ao poder privado dos grandes potentados que, em sua nossa trajetória colonial, adquiriu dimensão exorbitante.
  • B. o coronelismo é um termo usado para dar nome a um velho fenômeno político, o mandonismo, que sempre existiu na trajetória política brasileira.
  • C. o fenômeno coronelista é uma forma de acomodação dos resíduos do poder privado a uma nova ordem institucional.
  • D. o sistema coronelista é produto da herança latifundiária brasileira que se materializa na Primeira República, independentemente do arranjo institucional.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...