História - Geral - ATAME Grupo - 2012
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana articulam que para conduzir suas ações, os sistemas de ensino, os estabelecimentos e os professores terão como referência, entre outros pertinentes às bases filosóficas e pedagógicas que assumem alguns princípios, sobre eles é correto o que se afirma em:
O Princípio da CONSCIÊNCIA POLÍTICA E HISTÓRICA DA DIVERSIDADE orientar para o desencadeamento de processo de afirmação de identidades, de historicidade negada ou distorcida.
O Princípio do FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES E DE DIREITOS orienta o combate à privação e violação de direitos.
O Princípio do FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES E DE DIREITOS deve conduzir ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.
O Princípio das AÇÕES EDUCATIVAS DE COMBATE AO RACISMO E A DISCRIMINAÇÕES encaminha para à compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos.
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