Sobre os processos de suspensão do tráfico de escravos e da abolição da escravatura no Brasil, assinale a opção correta.
- A. A primeira lei geral proibitiva do tráfico internacional de africanos para o Brasil foi aprovada no ano de 1823 pela Assembleia Constituinte e Legislativa Brasileira, embora só tenha sido efetivamente cumprida após a aprovação da lei Eusébio de Queirós.
- B. Os africanos introduzidos no Brasil após a outorga da Constituição brasileira de 1824 eram considerados livres, pois o seu comércio era marcado pela ilegalidade no plano internacional.
- C. s a adoção da Convenção sobre a extinção do tráfico de africanos, assinado por Brasil e Inglaterra em 1826, o tráfico diminuiu substancialmente e os africanos introduzidos no Brasil passaram a ter um melhor tratamento em relação aos que já se encontravam no país.
- D. Após a Lei Eusébio de Queirós, extinguiu-se imediatamente todo tráfico de africanos para o Brasil.
- E. Apesar das críticas e da constatação dos inúmeros problemas decorrentes da existência da escravidão, não é possível encontrar nas fontes históricas um forte discurso contrário a esse sistema de exploração da mão de obra na primeira metade do século XIX.