O tempo histórico pode ser compreendido em toda sua complexidade, ultrapassando sua apreensão a partir das vivências pessoais, psicológicas ou fisiológicas. No nível médio de ensino, é preciso igualmente que o tempo histórico seja entendido como objeto da cultura, como criação de povos em diversos momentos e espaços. Assinale a alternativa CORRETA:
- A. As sociedades agrárias organizaram a vida cotidiana pelo tempo cronológico, fixado pelos momentos da plantação e da colheita e pelas estações que se repetem anualmente, e vincularam o tempo cotidiano, com seus ritmos de mudanças, ao astronômico, criando calendários, referenciando as marcas dos acontecimentos diários e daqueles considerados significativos para a memória coletiva.
- B. O tempo construído pelas diversas culturas é muitas vezes expresso nos mitos, destacando-se os que se referem às origens do universo e do homem, e nas religiões, que ultrapassam os tempos passados e presente e determinam o tempo de possíveis vidas futuras, constituindo o tempo salvacionista ou escatológico.
- C. Pode-se, então, compreender o tempo cíclico como instrumento de marcação e datação e entender como a cultura ocidental cristã criou seu próprio calendário.
- D. Nenhuma das alternativas.