Considerada desde o Renascimento como período obscurantista e decadente, situado entre a antiguidade e o Renascimento, só em meados do século XIX a Idade Média passou a ser entendida como etapa necessária da história da civilização ocidental. Durante cerca de um milênio, a Europa Medieval passou por lentas mudanças econômicas e políticas que, no entanto, prepararam o caminho da modernidade. Assinale a alternativa CORRETA:
- A. A civilização medieval pode ser compreendida entre vários aspectos, como, por exemplo, a síntese de três elementos: o legado da antiguidade greco-romana, a contribuição dos povos germânicos e a religião cristã.
- B. A Alta Idade Média é marcada pelas invasões dos povos rotulados como ―Bárbaros‖. Durante esse período, as invasões e o feudalismo fizeram desaparecer quase totalmente a vida urbana na Europa. As cidades que sobreviveram à decadência do Império Romano transformaram-se em meras residências de bispos e de senhores feudais, pouco vinculadas a sua zona rural e a outras cidades.
- C. A tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, em 1453, selou o pacto comercial com o Mediterrâneo Oriental.
- D. Nenhuma das alternativas.