O atual momento histórico vivenciado no cenário nacional nos convidou a um processo de alfabetização política, bem como a um aprendizado contínuo do exercício de cidadania. O impeachment da presidente Dilma e todo o processo que gerou a sua culminância nos faz avaliar como cidadãos que, EXCETO:
- A. Há uma absoluta similiaridade com o processo de impeachment do ex presidente Fernando Colllor de Melo, inclusive no que diz respeito aos estudantes universitários que foram às ruas.
- B. A política de imagem tramada pelas mídias dominantes nos manipulam com uma força simbólica tão profunda que chega a ameaçar a nossa cidadania e o nosso senso crítico.
- C. Os grupos políticos dominantes no nosso país ainda são as velhas oligarquias conservadoras que se reinventam apresentando na cena pública uma máscara do novo.
- D. O exercício da cidadania não se encerra nas urnas, mas é um gesto contínuo e coletivo de exercício da criticidade e da soberania, manifestando suas insatisfações por meio de atos públicos, ocupando as ruas da cidade, do estado e do país.
- E. A ameaça à democracia tem sido um fantasma histórico no território brasileiro, uma vez que os interesses econômicos de alguns grupos dominantes atropelam toda a memória de luta e do processo de redemocratização do Brasil.