História - História do Brasil - - 2016
O Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo, o Rio de Janeiro fevereiro e março. Alô, Alô Realengo, aquele abraço...Alô, alô Teresinha aquele abraço, alô torcida do Flamengo, aquele abraço...Essa música, assim como a Garota de Ipanema e mais 25 canções de grande compositores brasileiros cantam a alma carioca com muita propriedade. Essa alma carioca radiante e contagiante representava até a década de 60 do século XX, a alma de todos os brasileiros. A perda do título de capital do Brasil por parte dos cariocas foi uma mudança paradigmática na nossa identidade nacional, isso foi consequência de:
I) Um processo histórico provocado pelos interesses do populista Getúlio Vargas.
II) Uma ambição narcisista e extremamente ousada do presidente Juscelino Kubistchek na sua administração emblemática dos 50 anos em 5.
III) Uma negação do imaginário brasileiro do passado e a invenção de um novo Brasil planejado, uniforme, moderno e silenciador das diferenças e dos contrastes sociais.
IV) Uma experiência recorrente na história do nosso país, intitulada de mobilidade das capitais, isso se deu sempre em função dos interesses políticos e econômicos de grupos oligárquicos que estavam no poder e queriam imprimir suas marcas narcísicas.
V) Uma consulta democrática direcionada a toda à população brasileira, portanto, Brasília como capital foi a expressão de um desejo coletivo nacional em um cenário republicano.
Estão INCORRETAS apenas as alternativas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...