Questão número 584791

O filme “O nome da Rosa” trata do cenário europeu na Idade Média e denuncia as relações e tramas de poder da Igreja Católica. A presença de um missionário franciscano no Convento onde estavam morrendo muitos discípulos inexplicavelmente contribuiu para o desmascaramento dos líderes religiosos que estavam sendo os próprios assassinos de seus discípulos que ousassem ler as obras secretas da Biblioteca. No que diz respeito às concepções de ciência e de História, essa trama cinematográfica pode ser relacionada a, EXCETO:

  • A. Era teocêntrica, na qual o ensino de todas as disciplinas eram fundamentado nas Sagradas Escrituras.
  • B. Democratização do acesso aos saberes livrescos oportunizado pelos líderes religiosos.
  • C. História Sagrada, uma vez que essa está consubstanciada nos dogmas da doutrina cristã eurocêntrica.
  • D. Um exemplo do paradigma positivista na ciência, personificado pelo líder franciscano que assumiu a condição de investigador da verdade sobre as mortes que estavam acontecendo no convento.
  • E. As assimétricas relações de poder entre os líderes e os seus discípulos, uma vez que estes não tinham o direito de frequentar a biblioteca do Convento, só os líderes tinham e quem ousasse entrar lá e folhear os livros morria envenenado.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...