Adeus Lenin também é uma produção cinematográfica que pode ser utilizada para pensarmos o ensino de história e seus desafios. Sobre o cenário do qual trata o texto fílmico e a sua relação com a crise dos paradigmas na história, NÃO podemos afirmar:
- A. Por tratar da crise do socialismo real e da queda do muro de Berlim, o filme nos leva a compreender o contexto internacional, sobretudo da Rússia no sentido das insatisfações dos cidadãos socialistas com relação ao autoritarismo vigente.
- B. A visão teleológica marxista que tinha anunciado, por meio de seu viés estruturalista e etapista que após as experiências com o socialismo, as sociedades iriam passar para um modelo de sociedade comunista foi desmistificada com o fim do socialismo soviético e a volta desses povos ao sistema capitalista.
- C. A história marxista economicista e estruturalista foi validada pelo momento histórico de crise do socialismo real.
- D. A queda do muro de Berlim repercutiu nos movimentos sociais e na prática pedagógica e acadêmica dos historiadores que defendiam a adesão a uma história marxista radical e revolucionária, tendo como exemplo emblemático de modelo societário a URSS.
- E. A crise das metanarrativas marxistas foi semeada neste cenário de falência do socialismo soviético e gerou uma crise de identidade nos próprios professores de história e no meio acadêmico, anunciando a necessidade de diálogo com outros paradigmas da história, como a nova história social inglesa e a nova história cultural francesa.