Questão número 584793

Em se tratando de refletir sobre as concepções de ensino de História que têm circulado na realidade educacional brasileira, podemos fazer as seguintes considerações acerca dos livros didáticos:

  • A. Os livros didáticos de História que têm circulado nas escolas brasileiras sempre foram e continuam sendo influenciados pelo paradigma positivista.
  • B. A prática pedagógica dos professores de História no cenário atual brasileiro não tem sido mais fundamentada nos conteúdos dos livros didáticos, mas no uso das tecnologias e das mídias digitais.
  • C. Após o período de redemocratização do Brasil, os livros didáticos que passaram a circular e serem adotados nas escolas foram marcantemente influenciados pelo paradigma marxista, indo de encontro à herança do ensino positivista que fazia apologia aos heróis nacionais e contribuía para a reprodução de alunos passivos e acríticos.
  • D. Considerando-se a estreita relação que há entre o ensino de história na universidade e o ensino de história nas escolas da educação básica, é visível a forte influência dos livros didáticos que são sugeridos pelos professores da educação superior na escolha dos livros que são adotados nas escolas.
  • E. Todos os livros didáticos que estão sendo aprovados pelo PNLD apresentam narrativas históricas influenciadas pela nova história cultural francesa.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...