Em se tratando de refletir sobre as concepções de ensino de História que têm circulado na realidade educacional brasileira, podemos fazer as seguintes considerações acerca dos livros didáticos:
- A. Os livros didáticos de História que têm circulado nas escolas brasileiras sempre foram e continuam sendo influenciados pelo paradigma positivista.
- B. A prática pedagógica dos professores de História no cenário atual brasileiro não tem sido mais fundamentada nos conteúdos dos livros didáticos, mas no uso das tecnologias e das mídias digitais.
- C. Após o período de redemocratização do Brasil, os livros didáticos que passaram a circular e serem adotados nas escolas foram marcantemente influenciados pelo paradigma marxista, indo de encontro à herança do ensino positivista que fazia apologia aos heróis nacionais e contribuía para a reprodução de alunos passivos e acríticos.
- D. Considerando-se a estreita relação que há entre o ensino de história na universidade e o ensino de história nas escolas da educação básica, é visível a forte influência dos livros didáticos que são sugeridos pelos professores da educação superior na escolha dos livros que são adotados nas escolas.
- E. Todos os livros didáticos que estão sendo aprovados pelo PNLD apresentam narrativas históricas influenciadas pela nova história cultural francesa.