As sucessivas oligarquias que, a partir do século XIX, dominavam a sociedade maranhense, a despeito das disputas entre elas, podem ser designadas pelas seguintes características:
- A. promoviam o facciosismo e a divisão política provincial e, dessa forma, impediam o funcionamento partidário bem como buscavam ocupar os postos oficiais para exterminarem seus adversários e implantarem com exclusividade seus projetos políticos.
- B. eram de origem urbana e instruídas, aglutinadoras das diversas correntes nacionais de opinião, além de intermediarem as relações entre a Corte imperial e a província.
- C. no âmbito regional, aglutinavam facções e permitiam o jogo partidário, mediando as relações entre a Corte imperial e a província; eram oriundas de famílias de grandes proprietários rurais, além da utilização patrimonial do Estado.
- D. de origem rural, provinham, sobretudo, da pequena agricultura e buscavam trazer para a província recursos do governo central, visando ao desenvolvimento agrícola para o Estado.
- E. no âmbito regional, aglutinavam facções e correntes de opinião, tornando possível o jogo partidário; eram oriundas tanto do meio rural quanto urbano, sendo comandadas por intelectuais que tinham grandes dificuldades de acesso à Corte imperial e aos postos oficiais na província.