No "Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental", discute-se a idéia de trabalhar o discurso político em sala de aula. Um professor, antes de trabalhar com o texto de um discurso político, esclareceu aos seus alunos que:
"De modo geral, o discurso político fundamenta-se na construção de uma lógica de argumentação e exemplos, articulados estrategicamente, para propor um projeto de futuro. O estadista, propagando alcançar o bem comum, concebe um Estado ideal, contraposto ao real (presente). Por isso, o texto do discurso insere-se na esfera da política e, nela, projeta-se no âmbito do possível, daquilo que pode ser feito."
A análise do texto de um discurso político nas aulas de História tem por objetivo
mostrar aos alunos que todos os políticos profissionais enganam deliberadamente as diferentes classes sociais com a finalidade de se perpetuar cada vez mais no cargo público.
indicar aos alunos qual a melhor proposta política a ser seguida para que o país tenha políticos que sejam capazes de oferecer melhorias de condições para todas as classes sociais.
revelar aos cidadãos que a política é uma área profissional na qual as pessoas devem se distanciar para não serem iludidas com falsas promessas de campanhas eleitorais.
formar leitores críticos, com domínio para questionar e para perceber as informações e as contradições do que é dito e escrito por seus representantes políticos na vida social.
contribuir para a formação do cidadão consciente de seus deveres para com a nação mesmo que ele tenha que renunciar às suas próprias idéias na defesa do bem comum.
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