Tendo em vista a concepção de memória expressa pelos autores, pode-se afirmar que, dentre as muitas razões existentes para um professor de História visitar um museu com seus alunos, destaca-se:
museográfico, que permite explorar a produção do conhecimento sobre os documentos materiais expostos e abordar, numa perspectiva crítica, a memória historicamente construída.
o potencial educativo das exposições que permitem rememorar o passado e informar os alunos, de forma mais concreta, os livros didáticos, sobre as ações heróicas e os feitos célebres que marcaram a História.
a oportunidade de conhecer o patrimônio material de determinada civilização, a fim de compreender o legado e a memória que esta optou por transmitir por meio da doação de objetos e peças, reunidos naquele acervo.
a complementação das atividades em sala de aula uma vez que a visita em si já é um processo educativo, pois os alunos se interessam e memorizam principalmente através das etiquetas informativas e da seqüência cronológica das coleções.
a chance de obter mais conhecimento sobre a verdadeira memória e a versão correta da história registrada por grupos ou sociedades distintas da nossa, para que haja maior valorização do passado e do multiculturalismo.
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