Em sala de aula, o professor de História pode explorar com os alunos a análise de documentos
- A. imagéticos, se tiverem sido produzidos no período estudado, visto que imagens de outras épocas que remetem a tempos passados não possuem a confiabilidade necessária para serem tomadas como documentos históricos.
- B. escritos, uma vez que a interpretação de textos é a única forma de problematização de um documento ao alcance de alunos que ainda não possuem instrução e ferramentas para compreender historicamente outras linguagens.
- C. materiais, pois o manuseio de objetos e utensílios tornam a experiência de interpretação histórica algo concreto e não requer conhecimento e preparação do professor para lidar com esse tipo de docume
- D. oficiais, preferencialmente produzidos pelo Estado e já usados em pesquisas historiográficas, por se mostrarem os mais confiáveis e virem acompanhados de interpretações seguras.
- E. orais, na medida em que sejam contextualizados e problematizados segundo os princípios que orientam metodologicamente a história oral, incluindo suas especificidades e a possível complementação com outros tipos de documentos.