Um professor ao propor o estudo do texto do historiador Fernando Novais, sobre a crise do sistema colonial, em sala de aula, tem como objetivo que os alunos compreendam que
- A. o surgimento de uma nova divisão internacional do trabalho, gerada pela industrialização, estimulou as disputas entre as principais potências pelas colônias em áreas de dominação portuguesa, gerando a crise do Antigo Sistema Colonial.
- B. o desenvolvimento da colonização na América portuguesa, a partir da descoberta de metais e pedras preciosas e da constituição da sociedade mineradora, culmina nas tensões do final do século XVIII e na crise do Antigo Sistema Colonial.
- C. a crise do Antigo Sistema Colonial está diretamente relacionada com o interesse do capitalismo em incentivar a autonomia da colônia para a nova nação continuar fornecendo matérias-primas e importando produtos industrializados europeus.
- D. a crise mais geral da sociedade europeia, resultante da desestruturação do mercado mundial, articulou-se à crise do Antigo Sistema Colonial e à instabilidade econômica e política gerada pelo desenvolvimento da industrialização na Inglaterra.
- E. a crise está diretamente relacionada com o modo de produção capitalista, cujas exigências não poderiam ser atendidas pelos mecanismos básicos do Antigo Sistema Colonial, já que este fora o instrumento do capital comercial.