Atenção: Considere o texto a seguir para responder às questões de números 37 e 38
Como nos mostra o ensaio História e Ensino: o tema do sistema de fábrica visto através de filmes, de Carlos Alberto Vesentini [In: Circe Bittencourt (org), p. 163-175], obras cinematográficas como Tempos Modernos (1936) de Charles Chaplin, podem ser utilizadas em sala de aula para a discussão do tempo da fábrica.
Nesse caso, seria recomendável que o professor considerasse tal filme
um material ilustrativo de uma aula expositiva sobre o predomínio do tempo da fábrica nas sociedades capitalistas.
um documento que possui historicidade e cuja análise requer determinados procedimentos metodológicos, que contemplem a natureza de sua linguagem.
um registro do período entre-guerras, no século XX, que deve ser usado para discutir exclusivamente temáticas referentes a seu contexto de produção.
uma obra fiel à documentação da realidade, portadora de conteúdo histórico neutro, que pode ser diretamente assimilado pelos alunos.
uma fonte de entretenimento que, por seu caráter artístico, é atemporal e privilegiada para a discussão de qualquer tema.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...