Consciente da necessidade de clareza frente à postura pedagógica e às particularidades da disciplina que ministro, elejo o que acredito serem as habilidades e competências a desenvolver junto aos alunos [...]. No eleger dessas habilidades e competências [...], estão implícitas concepções de História e do ensino de História. Vejamos: 1) a aceitação de que a História, mesmo se pretendendo uma ciência, não está imune à falibilidade; 2) a submissão do conhecimento historiográfico a um regime de historicidade, ou seja, pensar o próprio conhecimento como algo relacionado a uma dada configuração que o torna possível; 3) a necessidade de pôr à prova a própria ideia de verdade sem, contudo, confundir esse questionamento com o niilismo que nega a possibilidade de reflexões coerentes num campo de saber; 4) construir uma cultura que faça perceber que a escrita da história, como bem explicou Certeau, está circunscrita a uma operação historiográfica e que, por isso, deve reconhecer seus sujeitos, suas questões, seus métodos e suas fontes.
(SILVA, José Luís de Oliveira e. Pensando o ofício do historiador no ambiente escolar: práticas pedagógicas e a incorporação do xadrez nas aulas de Idade Média. In: Anais do V Simpósio Nacional de História Cultural. Brasília: UNB, 2010).
Segundo o texto, o ensino de História deve:
Levar os alunos a compreender, sobretudo, os grandes eventos políticos que marcaram a construção histórica do seu país.
Focar a atenção no papel e na formação do professor, haja vista que ele é o principio e o fim do processo de ensino-aprendizagem.
Possibilitar aos alunos um arcabouço teórico-metodológico que possibilite uma leitura crítica e coerente dos processos histórico e historiográfico.
Desconfiar das informações vinculadas pela mídia, submetendo-as a uma fonte de conhecimento verdadeiramente segura: os livros de história.
Preocupar-se em submeter os fatos históricos a uma operação historiográfica como forma de alcançar um saber verídico e isento de subjetividade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...