NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"Somente no final do século XVII, quando se completava aproximadamente cem anos de presença lusitana na Amazônia, a metrópole portuguesa tentou promover a introdução de escravos africanos na região, por intermédio da Companhia de Comércio do Grão - Pará. Antes disso há apenas referências esparsas a respeito de provisões régias tratando do assunto, datadas de 1662 e 1680" [...]
"De acordo com Arthur César Reis, porém, os primeiros negros chegaram à Amazônia por intermédio dos ingleses, que nas últimas décadas do século XVI e na primeira do século XVII tentaram apossar-se do extremo norte do Brasil. [...] Entretanto, coube aos portugueses introduzilos em maior número Em 1665, a nomeação de um juiz de saúde para cuidar da proliferação de doenças, principalmente das epidemias de bexigas [...] era um indício do aumento do fluxo de escravos para a região".
(GOMES, Flávio dos Santos e QUEIROZ, Jonas Marçal. Em outras margens: escravidão africana, fronteiras e etnicidade na Amazônia. In PRIORE, Mary Del, GOMES, Flávio dos Santos. Senhores dos Rios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003, p.141).
A partir da leitura do documento acima e dos estudos historiográficos sobre escravidão africana é correto afirmar que:
na Amazônia, como em outras regiões brasileiras, temos a introdução da mão-de-obra africana como escrava desde os primórdios da colonização do Brasil, em 1530.
há informações de que a mão-de-obra africana chega à Amazônia no final do XVII, quando torna-se proibida a utilização da mão-de-obra indígena como escrava.
a presença de escravos africanos na Amazônia se registra, em maior número, a partir da segunda metade do XVII, trazidos principalmente pelos portugueses.
foi praticamente inexistente a presença de escravos, vindos da África para a Amazônia, até o final do século XVII.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...