NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em 1936, por indicação de Mário de Andrade e de Manuel Bandeira, o Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, convidou Rodrigo Melo Franco de Andrade para organizar e dirigir o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Considerando que a proteção dos bens patrimoniais passou a ser a atividade principal dessa instituição, é correto afirmar que a:
implantação do Serviço do Patrimônio exigiu o cumprimento de diferentes tarefas, como a redação de uma legislação específica, necessária à preservação dos bens culturais do país.
introdução da figura do tombamento na legislação patrimonial gerou inúmeras disputas judiciais, permanecendo, por isso, fora dos debates do IPHAN até a década de 1980.
luta pela sobrevivência do IPHAN e a busca de uma consciência de preservação, no Brasil e no Exterior, foram os itens mais importantes nas duas primeiras décadas da instituição.
preparação de trabalhos e técnicos na área da preservação lançou mão de pesquisadores restritos à área da arquitetura e engenharia, pela falta de profissionais habilitados no campo da história, conservação e do restaurado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...