NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"O que melhor poderia se ajustar aos manifestos artísticos de expansão entre arte e vida defendidos pelas vanguardas experimentais da arte do século XX do que um museu arquitetonicamente voltado para fora, para o mundo, um antimuseu, que antes de mais nada se apropria da imponência da beleza da paisagem ao seu redor como parte de seu acervo universal das histórias da arte, cultura e natureza?".
(Luiz Guilherme Vergara, "Um museu como obra de arte: poéticas do infinito". (2006). [http://www.macniteroi.com.br]).
Considerando a apresentação do diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, retomando os manifestos de vanguarda no início do século XX, é correto afirmar que o:futurismo rejeita o moralismo e o passado, e as obras futuristas baseavam-se fortemente na velocidade e no desenvolvimento tecnológico.
cubismo lutava pela destruição dos museus clássicos, pois considerava-os inadequados às novas formas de representação da natureza por meio de figuras geométricas.
abstracionismo defendia o anti-museu, pois se recusava a aceitar a herança renascentista das academias de arte na representação figurativa da realidade.
dadaísmo defendia o equilíbrio na arte, pela combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical, pelo ceticismo absoluto e improvisação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...