O povoamento do Centro-Oeste resulta, desde o período colonial, de movimentos migratórios. No século XX, a construção da nova capital brasileira atraiu novas levas de imigrantes, em especial do Nordeste, secundado pelo Sul e pelo Sudeste. Nos últimos tempos, o Norte e o Nordeste respondem pelo maior número de imigrantes que chegam à região. Segundo o censo de 2000, de cada três nortistas que emigram, um se dirige para o Centro-Oeste. Com o auxílio dessas informações e considerando o processo histórico de povoamento do Centro-Oeste brasileiro, assinale a opção correta.
A grande extensão territorial do Centro-Oeste deriva do fato de a colonização do Brasil ter-se iniciado nessa região, conquistada aos espanhóis, que dela se apossaram em conseqüência do Tratado de Tordesilhas.
Sucessivas correntes migratórias, do século XVII ao presente, fizeram do Centro-Oeste a região brasileira mais populosa proporcionalmente à extensão de sua área geográfica.
Bonito, em Mato Grosso, e o Pantanal Mato-Grossense, cortado pelo rio Araguaia, são dois dos mais expressivos exemplos de belezas naturais com que conta o Centro-Oeste para o desenvolvimento do ecoturismo.
Incentivos oferecidos pelo regime militar, na década de 70, explicam o fato de que, mais recentemente, brasileiros provenientes do Sul e do Sudeste sejam os imigrantes que mais se dirigem ao Centro- Oeste.
Meta-síntese do programa de governo de JK, Brasília, além das inovações de seu projeto urbanístico e arquitetônico, contribuiu para a interiorização do desenvolvimento brasileiro e tornou-se pólo de atração de imigrantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...