No Brasil de hoje, convivem cerca de 120 etnias indígenas, cada qual com identidade própria, ao lado de uma imensa população formada por descendentes de povos africanos (daometanos, oirubás, gegês, kêtus, bantos, congoleses, angolanos e moçambicanos) e de um grupo expressivo de imigrantes e descendentes de povos de vários continentes. Em face dessa realidade, e considerando práticas culturais arraigadas, inclusive no ambiente escolar, assinale a opção incorreta.
A vida social brasileira é marcada pela diversidade, fruto de longo processo histórico marcado pela assimilação pacífica das diferenças entre os diversos grupos étnicos.
Nos períodos autoritários, como no Estado Novo de Vargas, a política oficial tendia a buscar uma homogeneidade cultural que identificasse a nação.
O mito da democracia racial brasileira gera, no povo, atitudes que dissimulam a realidade existente, ou seja, de negação do racismo, que, embora difuso, é efetivo no país.
Reverter um quadro de estigma e de intolerância, via educação, pressupõe o reconhecimento e a valorização de características específicas de regiões, etnias, escolas, além da individualidade de professores e alunos.
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