Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS / Gestão em Saúde - Gerenciamento de Residuos em Serviços de Saúde - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Pode-se definir Biossegurança como a aplicação do conhecimento, técnicas e equipamentos, com a finalidade de prevenir a exposição do trabalhador, laboratório e ambiente a agentes potencialmente infecciosos, ou seja, ao biorrisco. Com base nesses princípios, a Biossegurança define condições de manipulação segura e mecanismos de contenção de acidentes. Com relação à contenção de acidentes, é incorreto afirmar:
Três mecanismos de contenção são utilizados pela Biossegurança para prevenir acidentes: as técnicas e práticas de laboratório, os equipamentos de segurança e o "design" /arquitetura do laboratório.
As barreiras de contenção podem ser classificadas em primárias, secundárias e terciárias.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são classificados como barreiras de contenção primária.
Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) estão incluídos entre as barreiras de contenção primária.
As barreiras de contenção secundárias estão relacionadas com o desenho e instalações do laboratório, como por exemplo: localização do prédio, a presença ou não de janelas, pressão negativa no interior do laboratório.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...